Dezenove municípios estão participando, dentre eles estão: Mundo Novo, Naviraí, Amambai e Dourados
Idaicy Solano/MidiaMax –
As inscrições para o Vestibular 2026 da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) encerram-se nesta quinta-feira (6). Os candidatos devem realizar suas inscrições por meio do site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), para concorrer a uma das mais de 800 vagas, distribuídas nas 14 unidades universitárias do Estado.
As vagas são para cursos de bacharelado e licenciatura em diversas áreas, incluindo Medicina, Direito, Agronomia, Enfermagem, Psicologia, Engenharia, Computação, Pedagogia, Letras, entre outros. Para realizar a prova, é necessário fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00.
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e de redação, que serão realizadas em 23 de novembro de 2025, das 8h às 13h, nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
O exame terá 60 questões objetivas, nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além da prova de redação, de caráter classificatório, com duração de cinco horas. O gabarito preliminar será divulgado em 26 de novembro, e o resultado final do processo seletivo, em 20 de janeiro de 2026, no site da Fapec. As convocações para matrícula terão início a partir de fevereiro de 2026, conforme calendário acadêmico da UEMS.
Isenção da taxa
A UEMS disponibilizou aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para o pedido terminou em 15 de outubro e deve ser solicitado diretamente no site da Fapec. Em edital publicado no dia 27 de outubro, constam o resultado e a homologação dos recursos referentes ao pedido de isenção da taxa.
O documento foi divulgado pela Proe (Pró-Reitoria de Ensino) e estabelece as normas referentes à seleção de candidatos para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação da instituição, com ingresso previsto para o ano letivo de 2026.
Conforme o edital, o resultado dos pedidos de recurso contra a isenção está disponível no Anexo I. Já a homologação dos candidatos que tiveram o pedido de isenção deferido consta no Anexo II. Mais informações estão disponíveis no site oficial da UEMS: www.uems.br.
Outros esclarecimentos sobre o sistema de cotas, cursos disponíveis em cada campus e detalhes sobre o vestibular podem ser consultados no edital, clicando aqui.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.




