Mato Grosso do Sul se destaca como modelo nacional de desenvolvimento sustentável e educação de qualidade

0
44
Foto: Assessoria

Portal do Conesul –

Durante o 73º Fórum da Abruem, governador Eduardo Riedel apresentou avanços que colocam o estado entre os líderes em crescimento econômico, preservação ambiental e investimentos na educação pública

Mato Grosso do Sul tem reforçado sua posição de destaque no cenário nacional ao aliar desenvolvimento econômico, sustentabilidade e educação de qualidade. A afirmação foi evidenciada durante a abertura do 73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem (Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), realizada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.

Com o tema “O papel da Governança e Sustentabilidade no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado de MS”, o governador Eduardo Riedel apresentou os resultados positivos da gestão estadual e as estratégias adotadas para garantir um futuro mais justo e inclusivo. Um dos destaques foi a projeção do PIB estadual para 2025: crescimento de 4,8%, com movimentação financeira estimada em R$ 190 bilhões, segundo dados do Banco do Brasil.

“Hoje temos maturidade na gestão, o que nos permite aplicar até 15% do orçamento em investimentos — algo que não é simples. Isso se reflete em indicadores como a terceira menor taxa de extrema pobreza do Brasil, a quarta menor taxa de desocupação e a sexta melhor qualidade de vida. Esses resultados são fruto de políticas públicas integradas”, afirmou Riedel.

O governador também enfatizou o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Até 2030, o estado prevê investimentos de R$ 1,4 bilhão em ações voltadas à preservação ambiental e à qualidade de vida das comunidades. A meta é tornar Mato Grosso do Sul um estado carbono neutro até o fim da década. A Rota Bioceânica, corredor rodoviário internacional com início de operação previsto para 2025, é uma das principais apostas em infraestrutura para estimular o crescimento com responsabilidade ambiental.

A educação, considerada pilar estratégico da atual gestão, tem recebido atenção especial. Entre as iniciativas citadas estão a criação do curso de Silvicultura em parceria com a Suzano, a oferta de cursos interculturais para indígenas, formações voltadas a assentados da Reforma Agrária e a abertura de novos cursos como Engenharia Civil, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O Programa de Apoio à Graduação e Pós-Graduação (Papos UEMS) vai destinar R$ 4 milhões a projetos de pesquisa.

Riedel também destacou o avanço da Rede Estadual de Ensino, que atende cerca de 590 mil alunos. Atualmente, 62% das escolas já funcionam em tempo integral, e 45% dos estudantes do ensino médio também estão matriculados em cursos técnicos. “Temos uma rede conectada com o setor produtivo, voltada para a formação integral do jovem sul-mato-grossense”, completou.

O evento da Abruem segue até 24 de maio, reunindo representantes de universidades de todo o país. O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, reforçou o papel estratégico do ensino superior: “Queremos soluções concretas para os desafios das universidades, com foco na expansão e modernização da infraestrutura.”

Para Cecília Raquel, representante da Abruem, o Fórum é um chamado à ação: “O tema nos convida a refletir sobre a responsabilidade das universidades diante dos desafios atuais, reafirmando seu papel na construção de um Brasil mais inovador e inclusivo”. Com informações: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

 

Artigo anteriorLealdade à prova de inflação: estratégias para o varejo reter clientes em um cenário de preços altos
Próximo artigoSecretário de Desenvolvimento Econômico de Iguatemi visita Omega Fish, Frigorífico de Peixes de Mundo Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui