
Diário Digital –
A Seleção Brasileira já conhece seu próximo desafio na Copa do Mundo de 2026. O Japão garantiu a classificação para a fase eliminatória após empatar em 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), em Dallas, e será o adversário do Brasil na próxima segunda-feira (29), às 14h, em Houston, nos Estados Unidos.
Os japoneses encerraram a participação na fase de grupos com cinco pontos, ocupando a segunda colocação do Grupo F e assegurando a vaga para o mata-mata da competição.
A partida entre Japão e Suécia teve um primeiro tempo de poucas oportunidades e forte marcação. A melhor chance antes do intervalo foi criada pelos japoneses, mas o goleiro Jacob Zetterstrom evitou a abertura do placar.
Na etapa complementar, o Japão voltou mais ofensivo e inaugurou o marcador aos 10 minutos, quando Daizen Maeda recebeu passe de Ritsu Doan e finalizou com precisão para colocar os asiáticos em vantagem.
A resposta sueca veio poucos minutos depois. Anthony Elanga aproveitou uma jogada pela direita, cortou para o meio e acertou um chute no canto, deixando tudo igual e garantindo o empate que classificou as duas equipes.
Mesmo pressionando nos minutos finais, a Suécia encontrou dificuldades para superar o goleiro Zion Suzuki, que realizou importantes defesas e assegurou o resultado. Com quatro pontos, os suecos também avançaram à próxima fase como um dos melhores terceiros colocados da competição.
No outro confronto da chave, a Holanda confirmou a liderança do Grupo F ao vencer a Tunísia por 3 a 1. Com sete pontos, a seleção holandesa enfrentará Marrocos na próxima fase do Mundial.
Agora, o Brasil inicia a preparação para enfrentar o Japão em busca de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, em confronto que promete reunir duas seleções de estilos distintos e campanhas consistentes na competição.


