Amambai inaugura mais uma estação do INMET e amplia rede de monitoramento climático

0
25
Foto: Secom/prefeitura de Amambai

Nova estação garante dados oficiais em tempo real para Amambai

Secom/prefeitura de Amambai –

Foi inaugurada, na última sexta-feira (20), ao lado da Escola Municipal Novo Horizonte, na estrada que liga Amambai a Juti (MS), a nova Estação Meteorológica Automática A772, instalada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A estrutura passa a integrar a rede nacional de monitoramento climático e já está operando com transmissão de dados em tempo real. Entre as informações disponibilizadas estão: volume de chuva, temperatura, sensação térmica, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, dados fundamentais para o planejamento público e para o setor produtivo.

A nova estação garante dados climáticos oficiais e precisos, fortalecendo o planejamento da gestão municipal, subsidiando a elaboração de projetos e oferecendo mais segurança às atividades agropecuárias, que têm papel estratégico na economia de Amambai e da região.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa; do diretor do Instituto Nacional de Meteorologia, Carlos Alberto Andrade e Jurgielewicz; secretários municipais; dos vereadores Paulo Sérgio e Cida Farias; do coordenador da Defesa Civil de Amambai, o bombeiro militar Wilson Vicente Ferreira; além da equipe e alunos da Escola Municipal Novo Horizonte e produtores rurais da região.

Com a nova unidade, Amambai passa a contar com duas estações do INMET. A primeira já está instalada na região da antiga Escola Agrícola. A ampliação da rede de monitoramento no município representa um avanço importante na prevenção de riscos climáticos, no apoio à Defesa Civil e no fortalecimento do setor agropecuário.

Os dados coletados podem ser acessados diretamente no site oficial do INMET, garantindo transparência e acesso público às informações meteorológicas.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar. Não é obrigatório, mas escrever o seu nome e a cidade enriquece a interação. 

Artigo anteriorGoverno de Mundo Novo recebe empresários catarinenses interessados na implantação de empresa no município
Próximo artigoLegislativo de Mundo Novo debate investimentos na Saúde e apoio ao Transporte Universitário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui