
Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
Foram 20 anos de futebol profissional, dando oportunidade de lazer para torcedores de Mundo Novo e toda região. A história que começou em 2.000 parecia ter chegado ao final em 2019, quando o time foi rebaixado para à Série B e acabou licenciado do futebol profissional nos anos seguintes.
Parecia, mas o vereador Gessé da Silva (PSDB) está encampando a ideia do retorno do União Recreativo Social Olímpico (URSO). Na última terça-feira (3), ele convidou alguns desportistas para uma reunião na Câmara Municipal de Mundo Novo, com o presidente Jeferson Cavalcante (MDB). Além dos dois, compareceram o atual diretor municipal de Esportes, Bruno Leal, o ex-diretor municipal de Esportes, Jhonatan Rancharia, e o secretário municipal de Habitação, Antônio Cavalcante.
A ideia inicial era voltar já no Campeonato Estadual da Série B deste ano, programado para iniciar no dia 23 de maio. Após escutar as dificuldades de se adequar a Toca do Urso – Estádio Municipal Cacildo Cândido Pereira – para este ano, o vereador Gessé recuou e apontou que om planejamento deve ser para adequar o estádio este ano e preparar a volta do clube ao cenário profissional no ano que vem. Se este caminho for o escolhido, permite a prefeitura local programar um convênio com o clube no orçamento do ano que vem.

O presidente atual do URSO, Jorge Henrique da Silva, foi reeleito no ano passado para um novo mandato de quatro anos. Inicialmente, uma reunião com ele definiria a continuidade do seu trabalho nas categorias de base do clube e a disponibilidade do futebol profissional para o grupo coordenado pelo vereador Gessé, similar ao que aconteceu em 2011, quando o empresário Euclides Medeiros (Cruzeiro do Sul) terceirizou a direção do futebol profissional do clube.
Gessé mostrou interesse em 2021 de assumir o clube, no final do segundo mandato do ex-presidente Gidenal dos Santos. Recuou após a confirmação de que o professor de Educação Física, Jorge Henrique, disputaria as eleições no clube. Sem consenso, abdicou da disputa e, cinco anos depois, mostra interesse novamente em reativar a história do clube no futebol profissional.
Em 20 anos (2.000 a 2019) – se licenciou em 2007 e 2008 – o clube disputou 18 campeonatos estaduais: 15 na Série A e três na Série B. Na Série B foi vice-campeão em 2009 e campeão em 2016. Em 2015, ficou na 1ª fase. Já na Série A, sua melhor colocação foi o 4º lugar de 2005 e o 6º de 2004, quando a competição foi disputada por pontos corridos. Outras participações marcantes foram as temporadas de 2011, 2017 e 2018, quando o clube se classificou às quartas de finais; além do título da Copa MS em 2003 (uma competição dentro do Estadual (espécie de Torneio da Morte) para definir os quatro rebaixados e os dois que permaneceriam na Série A no ano seguinte).
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar. Não é obrigatório, mas escrever o seu nome e a cidade enriquece a interação.
*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.
👉 Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria




