Vídeo veiculado originalmente no programa A Cara do Brasil, transmitido aos sábados, a partir das 10h30
Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
Um movimento que não é incomum na Aldeia Porto Lindo, em Japorã, é a união de não indígena e indígena que acaba formando uma família residente no local. Recentemente, a TV Sobrinho foi até o Mercado Tolotti, na aldeia, para informar sobre uma festa que ocorreu no local.
O proprietário do mercado é Edmilson Tolotti, casado há mais de 10 anos com uma indígena e que tem um casal de filhos. Segundo ele, o mais comum é o ‘homem branco’ se casar com uma indígena e se mudar para a aldeia, mas também apontou que duas mulheres casaram com indígenas e moram no local.
No dia da reportagem, acabamos encontrando o ‘Gaúcho do Peixe’, de 52 anos, que há 25 anos reside no Assentamento Roseli Nunes, vizinho da aldeia. Ele nasceu em Lagoa Vermelha (RS), um pequeno município do nordeste gaúcho de 28.622 habitantes, segundo estimativa do IGBE neste ano.
Gaúcho é o fornecedor de peixe do mercado e passou no estado por Eldorado e Sete Quedas, antes de se estabelecer como assentado em Japorã. A nossa reportagem fez a filmagem com ele no violão, mas por muito tempo quem tocava o instrumento era o sogro do proprietário do mercado e ele ficava no vocal.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.
*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.
* Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria.





