A Secretaria Municipal de Saúde por meio da coordenação de atenção primária e preceptoria do curso técnico Saúde com Agente promoveu na tarde desta sexta-feira, 30/06, um encontro de formação destinado aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e Agentes Comunitários de Endemias – ACE, com o tema Primeiros Socorros, onde foram trabalhadas diversas técnicas, entre elas: RCP – Ressuscitação Cardiopulmonar, também chamada de reanimação cardiorrespiratória, que combina técnicas que incluem compressões torácicas, visando bombear o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e, assim, fornecer oxigênio ao cérebro até que haja atendimento médico, além de realização de curativos simples, imobilização de membros superiores, imobilização de vitima politraumatizada e pranchamento.
A formação foi ministrada pela Enfermeira e Bombeiro Rebeca Fernandes Alves de Freitas, especializada em Urgência Emergência e acadêmica de medicina e auxiliada pela Socorrista em Emergências Médicas e também acadêmica de medicina Amanda Silva Silvestre, as profissionais foram convidadas pela Dra. Patrícia Paradeda Valenzuela, médica da Unidade de Saúde da Família Vila Nova, que em sua fala ressalta a importância da formação permanente para a atuação da equipe.
Na ocasião os agentes comunitários de saúde receberam as orientações e realizaram oficina prática sobre as técnicas trabalhadas. Este encontro decorre da estratégia de educação continuada ofertada aos trabalhadores pela Secretaria de Saúde e visa o aperfeiçoamento dos serviços ofertados a população.
Fonte: Maurício Silva (Jotinha)/Assessoria Prefeitura



