Com a saída de Vítor Pereira em novembro do ano passado, o Corinthians iniciou uma nova forma de trabalhar com o técnico Fernando Lázaro. Antes interino com um alto aproveitamento, o filho de Zé Maria soma, em 2023, duas vitórias, um empate e uma derrota até agora.
Depois do triunfo de virada sobre o Guarani, na última terça-feira, o meia Renato Augusto, eleito o melhor em campo, inclusive, explicou o novo sistema implantado pelo treinador e disse enxergar o clube acima das expectativas projetadas por ele mesmo.
“A gente continua com dois meias e um volante, mais um ‘10’ na frente, só que, antes, a gente jogava com dois meias, um volante e os dois caras abertos. Então, é um pouco diferente, a gente está começando a entender, e os espaços mudam, você tem que entender onde estão os espaços para que você possa puxar uma bola, dar espaço para outro, às vezes você que vai receber”, iniciou o camisa 8 na zona mista.
“Estamos nos adaptando e adaptando bem, acho que está melhor do que poderia estar, porque você não tem tempo, é muito rápido. Tivemos um mês de pré-temporada, mas um mês não é nada. Pré-temporada em qualquer lugar do mundo são dois meses e, mesmo assim, ninguém está pronto. É difícil, você começar o campeonato com o Bragantino fora, depois você já tem clássico agora, então tem muito pouco tempo e tem que usar o jogo para adaptar a equipe. Acho até que a gente está um passo à frente“, complementou.
O esquema “preferido” de Lázaro é o 4-4-2, sistema que há muito tempo o Corinthians não utilizava. No entanto, ele muda para o conhecido 4-3-3 em outras partidas e, até, em momentos do jogo. Renato, que atua de uma forma mais livre na frente, tem se sentido mais à vontade no losango.
“É uma forma diferente do que eu vinha atuando ano passado, uma forma que eu gosto mais, me sinto mais à vontade, toco mais na bola, jogo fica um pouco mais próximo a mim. Você tem a possibilidade de acelerar o jogo em alguns momentos e, às vezes, até retardar. Ano passado a gente jogava por uma bola, então eu buscava sempre estar próximo do Yuri para, de repente, decidir o jogo”, falou sobre o assunto.
“São formas diferentes de jogar, eu estou tentando me adaptar ao sistema novo. Claro que não vai ser da noite para o dia, vão ter falhas ainda. É um trabalho diário, jogo a jogo, vamos aprendendo no próprio jogo. A gente está conseguindo encontrar um padrão, isso que é o mais importante. É claro que tem muita coisa para melhorar, mas é uma grande evolução”, finalizou.
Renato Augusto deve novamente ser titular no domingo, quando o Corinthians visitará o São Paulo, no estádio do Morumbi, às 18h30 (de Brasília), pela quinta rodada.
Fonte: Gazeta Esportiva



