Viver o Círio de Nazaré é uma graça!

0
14
Andréia Britta/Canção Nova Padre Bruno Costa

Chegamos ao mês mais esperado para os paraenses. Outubro é Círio de Nazaré outra vez, o Natal se antecipa em Belém do Pará.

Conheço as festividades do Círio há mais de 18 anos e posso afirmar com toda certeza: é a maior manifestação de fé e amor à Virgem Maria que já vi em toda a minha vida. Tive a graça de, por muitos anos seguidos, viver o Círio, esta é a palavra: VIVER o Círio de Nazaré. Pois não se participa apenas, vive-se.

É um tempo muito fecundo para cada pessoa que experimenta essa GRAÇA. A cidade muda, as famílias abrem as portas de suas casas, suas refeições passam a ter um tempero diferente, a solidariedade e o amor se fazem presentes na convivência fraterna.

Em cada missa, em cada oração, elevam-se preces de maneira especial à Rainha da Amazônia, carinhosamente chamada Nazarezinha. Durante toda a festividade, a basílica de Nazaré passa a ter uma luz diferente. Ao entrarmos na Igreja e fazermos nossas preces, parece que os nossos pedidos chegam mais rápido ao céu.

Confesso que a maior experiência que vivi foi a da “Transladação” (procissão realizada na noite anterior ao dia do Círio), pois por mais de oito horas de procissão, vê-se o povo de Belém segurando a corda que puxa a Berlinda com a Virgem de Nazaré. Tempo de observar a fé de uma multidão de pessoas e olhar para os promesseiros pagando suas promessas pelos milagres alcançados.

Grande emoção, pelas ruas de Belém, é poder cantar esta canção:

Quando a vida faz nascer o mês de outubro eu descubro uma graça bem maior
Que me faz voltar no tempo e ser menino
E ao som do sino ver a vida amanhecer
Ver o povo em procissão tomando as ruas
Anunciando que é Círio outra vez
Que a Rainha da Amazônia vem chegando
Vem navegando pelas ruas de Belém
Corda que avança, o corpo cansa só pra alma descansar
E o meu olhar chorando ao ver o teu olhar em mim
Tão pequenina na Berlinda segues a recolher
Flores e amores que o teu povo quer te dar
Ó Virgem Santa, teu povo canta
Senhora de Nazaré
Tu és rainha e tens no manto
As cores do açaí.

 

Assim se vive o Círio: com fé, amor e, como irmãos e irmãs, todos juntos cantando uma linda canção. Posso dizer que em outubro o Natal se antecipa em Belém do Pará.

Feliz Natal, feliz Círio de Nazaré!

 

 

*Padre Bruno Costa

Missionário da Comunidade Canção Nova e autor dos livros: “Frases que nos levam a Deus” e “Lutar sempre, desistir jamais”.

Artigo anteriorDiscussão de casal termina em tentativa de homicídio
Próximo artigoOnde eu me sinto seguro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui