Prefeitura de Iguatemi concede reajuste do piso dos professores com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026 e autoriza o pagamento de parcela extra

0
48
Foto: Comunicação/prefeitura de Iguatemi

Comunicação/prefeitura de Iguatemi –

Atendendo as reivindicações dos professores da Rede Municipal de Ensino e do Sindicato dos Servidores, o prefeito Lídio Ledesma assinou na última quarta-feira (04) o Decreto nº 2.826/2026, estabelecendo o reajuste de 5,4% sobre o valor do vencimento inicial dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica do Município de Iguatemi. Esta medida, representa o fiel cumprimento do Piso Nacional da categoria, fixado pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 82, de 29 de janeiro de 2026, após a edição de Medida Provisória pelo Governo Federal alterando as regras de atualização do piso.

O prefeito Lídio destacou o MEC tem expedido a Portaria de atualização somente no final do mês de janeiro, publicada no último dia 30, ou seja, quando a folha de pagamento do mês já estava fechada, de modo que inicialmente iria conceder a correção somente a partir de 1º de fevereiro 2026, considerando que a retroação, além de gerar impactos financeiros, eleva as demandas do Departamento de Recursos Humanos e Secretaria de Finanças com o lançamento de diferenças salariais e folhas complementares, porém após reunir com sua equipe achou por bem conferir os efeitos retroativos, em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado por esses profissionais. Assim, considerando que o Piso Salarial Profissional Nacional – PSPN do magistério público da educação básica, para o exercício de 2026, foi estabelecido no valor de R$ 5.130,63 para uma jornada de 40 horas semanais, Iguatemi fixou o valor de R$ 2.565,32 para jornada de 20 horas semanais, cumprindo integralmente o piso.

Pontuou ainda que, Iguatemi pagará a Parcela Extra destinada Ministério da Saúde no último semestre do ano passado para manutenção do Programa de Agente Comunitários de Saúde-ACS e Agente de Combate às Endemias – ACE diretamente aos servidores que desempenham essas funções junto à Secretaria Municipal de Saúde, referente ao exercício de 2025, de acordo com o número de Agentes ACS e ACE registrado no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação.

Ao longo dos anos, Administração Municipal, sob a Gestão do prefeito Lídio Ledesma, vem acompanhando e cumprindo as diretrizes nacionais no que se refere aos pisos salariais, concedendo equiparações, reajustes e revisões anuais, valorizando, desta forma, seus profissionais. Para este ano não foi diferente, ainda que muitas vezes esses valores possam impactar grandemente as contas públicas, o cumprimento ao piso nacional das categorias profissionais é de grande relevância.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar. Não é obrigatório, mas escrever o seu nome e a cidade enriquece a interação. 

Artigo anteriorMotiva Pantanal realiza na BR-163 pare-e-siga em Naviraí e Itaquiraí
Próximo artigoItaquiraí: Aposentados e pensionistas têm até 15 de abril para solicitar isenção de IPTU 2026

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui