TanaMídia Naviraí –
Um morador da cidade de Mundo Novo caiu no famoso golpe da falsa central de segurança bancária. Um senhor de 63 anos foi vítima de uma fraude sofisticada pelo WhatsApp e perdeu R$ 17.935,36, após ser convencido a fazer uma transferência via TED para criminosos.
O caso aconteceu no final da manhã de quinta-feira (13), por volta das 11h, quando a vítima recebeu uma ligação de vídeo pelo WhatsApp que mostrava o nome e o logo de um banco conhecido. A pessoa do outro lado se identificou como funcionária do setor de segurança e logo deu o aviso que alguém estaria tentando acessar o aplicativo da vítima por outro celular para fazer um empréstimo.
O senhor, que tem cuidado com o acesso ao seu aplicativo, disse que desconhecia a tentativa e que só ele usava o celular. A falsa funcionária, então, disse que passaria a ligação para outra pessoa iniciar os “procedimentos de segurança” para barrar o tal acesso indevido.
A vítima recebeu uma nova chamada desta vez por vídeo, onde a tela do celular chegou a ser compartilhada com o golpista. O criminoso, que também se passou por funcionário do banco, deu o nome completo e o CPF de uma pessoa chamada Alexandre, afirmando que ele era o indivíduo que estava tentando o acesso não autorizado.
O senhor de 63 anos foi instruído a fazer uma “checagem” do nome de Alexandre no próprio aplicativo do banco, como se estivesse verificando se a tentativa era real. No entanto, o que ele estava fazendo, na verdade, era digitar o nome de Alexandre em um campo que permitia a transferência de dinheiro (TED).
Assim que a “checagem” foi concluída, a suposta atendente pediu para que o aplicativo fosse fechado.
Ao abrir o aplicativo novamente, o senhor notou havia um TED feito para a conta de Alexandre no valor exato de R$ 17.935,36.
Após notar que teria caído em um golpe, a vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo, onde afirmou que nunca autorizou aquela transferência e que foi induzido ao erro por golpistas que se fizeram passar por funcionários do banco. Assim que descobriu que havia caído em um golpe, o senhor se dirigiu imediatamente à sua agência bancária para tentar bloquear a transação e tomar as medidas cabíveis.
Fique Atento: As centrais de segurança de bancos nunca ligam para clientes pedindo para instalar aplicativos, compartilhar a tela do celular ou fazer procedimentos que envolvam a digitação de senhas ou a realização de transferências (TED ou PIX) sob o pretexto de “cancelamento” ou “checagem”. Em caso de dúvida, desligue e ligue você mesmo para os canais oficiais do seu banco.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar. Não é obrigatório, mas escrever o seu nome e a cidade enriquece a interação.




