Crescimento de Mundo Novo mostra que criação de Plano Diretor é direcionado para 5 a 10 anos

0
50

Plano Diretor consiste na ordenação de uma cidade para atrair investidores e ter um desenvolvimento sustentável

Carina Yano/Tv Sobrinho –

Com a expansão de Mundo Novo, houve a necessidade de criar um Plano Diretor para o município.

Na manhã da última sexta-feira (31), na Câmara Municipal, aconteceu uma audiência pública da primeira fase para a construção de um Plano Diretor para Mundo Novo.

Imagem: Carina Yano/Tv Sobrinho

O Plano Diretor se torna uma lei municipal que orienta o planejamento e o desenvolvimento de uma cidade, incluindo todos os setores de uma sociedade e serviços públicos.

Para ter um plano diretor, um município precisa ter mais de 20 mil habitantes. Segundo os dados do último Censo do IBGE, Mundo Novo registra pouco mais de 19 mil habitantes.

Segundo o pesquisador da UEMS de Mundo Novo, Jefferson Mattos, é provável que os resultados extraoficiais apontam que o município já passou dos 20 mil habitantes.

Foto: Isabela Brischiliari/Tv Sobrinho

“Nós temos uma população flutuante: que reside aqui, trabalha no Paraguai, ou que mora no Paraguai e faz uso dos serviços públicos do município”, citou Jefferson.

Segundo o coordenador de Planejamento Estratégico, Sergio Perius, Mundo Novo está em desenvolvimento e com perspectiva de crescimento – além, de ser uma cidade horizontal com possibilidade de expandir seu território.

“Mundo Novo já apresenta uma necessidade de ter um Plano Diretor para que tenhamos um crescimento ordenado e organizado do espaço, tanto urbano como rural. Porque nós queremos projetar Mundo Novo, não para o dia de amanhã, mais para daqui 5, 10 anos”, informou Sergio.

Imagem: Isabela Brichiliari/Tv Sobrinho

Ele também citou que alguém que quer investir no município, precisa saber como ele se organiza e qual a realidade dessa cidade. Também destacou que após aprovação do Plano Diretor, os imóveis serão valorizados, haverá novas possibilidade de loteamento e construção de indústrias com locais já pré-determinados.

Jefferson Mattos apontou uma das principais demandas que o município deve dar atenção.

“De fato, definir qual a região que a gente quer que a cidade cresça para evitar que a cidade cresça em volta que vai acontecer o desvio da rodovia. Outras frentes, é a organização de frente de terreno, questões de padronização de calçada, delimitação de áreas de preservação – estabelecer essas áreas como áreas prioritárias para o Meio Ambiente.”

Uma problemática, é a questão da origem da construção de uma cidade. Normalmente a base dessa construção precisa ser levada em consideração, como, as galerias, esgoto sanitário etc. E muitas vezes, esses detalhes são deixados de lado com consequências graves em toda a estrutura.

Imagem: Isabela Brichiliari/Tv Sobrinho

“Algumas coisas foram construídas sem uma ordenação. As vezes, umas pessoas vão ficar descontentes, porque vão acabar entrando nessa nova padronização – que deveria ser a certa, mas porventura, o município foi se expandindo e sem o plano diretor e essa expansão, acabou que cada um foi inserindo seu comércio onde achou que deveria ser. Ninguém vai sair prejudicado, e contamos com todo mundo e com a colaboração e a compreensão. Quando a minuta tiver finalizada, nós vamos conseguir dar mais informações”, citou a procuradora do município, Talita Estriotto.

Na parte ambiental, também foi citado exemplos de planos de arborização, anti alagamento, mapeamento de estradas vicinais e como preservar as nascentes – ela que alimenta toda a bacia hidrográfica.

Contribuição online

A população pode contribuir de forma online, até o dia 10 de novembro.

As propostas, críticas, preocupações ou dúvidas sobre o processo, pode ser feita através do site oficial da prefeitura de Mundo Novo: www.mundonovo.ms.gov.br. Acessando o portal Plano Diretor Participativo, o cidadão deve clicar no final da página no ‘Deixe sua Opinião’ e escrever sua sugestão.

Após essa primeira fase, Sergio Perius explicou quais serão os próximos passos.

“Nós vamos aguardar até o dia 10 de novembro para que a gente possa colher todas as sugestões. A equipe técnica de trabalho, vai estar se reunindo para fazer a análise de todas essas propostas, estruturar elas, colocar dentro dos eixos que apresentei aqui, em linhas gerais, seria em torno de 7 eixos. Construindo o texto, o plano diretor se torna um projeto de lei. A gente fará outra audiência pública, pra dai apresentar para a comunidade o que nós temos como proposta como plano diretor, a sociedade pode mais uma vez opinar, sugerir, para que a gente conclua o texto do plano diretor em forma de projeto de lei e ai sim, aprovado por plenária em outra sessão de audiência pública, será encaminhado para a Câmara de Vereadores para ser debatido e discutido e por parte da sanção da prefeita Rosária.”

Foto: Carina Yano/Tv Sobrinho

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.

 

 

Artigo anteriorCasas populares em Iguatemi vão custar R$ 2,5 milhões
Próximo artigoDia de Finados: Mundo Novo registra atualmente quase 7 mil sepultados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui