STF decide e Heliomar deve assumir prefeitura de Paranhos: “Minha advogada disse de 10 a 15 dias”, diz prefeito eleito no ano passado

4
2874
Heliomar e Alfredo foram diplomados em 12 de dezembro, mas não assumiram em 1º de janeiro (foto: Reprodução/ Facebook)

Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –

Uma reviravolta no STF (Superior Tribunal Federal) deve colocar o prefeito eleito nas eleições de 2024, Heliomar Klabunde (MDB), novamente no comando da prefeitura de Paranhos. Caso se concretize, deve ser o terceiro mandato de Heliomar, de 65 anos.

A Justiça Eleitoral considerou Heliomar inelegível até 13 de abril deste ano devido a uma dívida com o TCU (Tribunal de Contas da União) após aplicação de recursos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e não permitiu sua posse e lançou nova eleição em Paranhos, em abril, vencida pelo prefeito interino, que havia sido eleito presidente da câmara, Hélio Acosta (PSDB).  

A defesa de Heliomar recorreu ao STF (Superior Tribunal Federal) e o voto do relator Edson Fachin foi de manter a punição, mas o ministro André Mendonça divergiu, acatando a defesa que indicava que houve prescrição da punição aplicada pelo TCU. A divergência de Mendonça foi seguida por Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Nunes Marques.

Entramos em contato com Heliomar. Ele disse que

“segundo a minha advogada de 10 a 15 dias vai o processo de publicar a decisão no STF e comunicar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Está tudo certo”, comentou o vitorioso nas eleições de 2024.

Perguntado se, em caso da posse, se haverá mudanças no secretariado, Heliomar foi enfático: “Não vou falar nada, pro enquanto”.

A nossa reportagem apurou que “será natural mudanças no secretariado”, de um político da cidade que pediu anonimato e que conversou com Klabunde nesta semana.

Prefeito Hélio poderá ficar sem mandato, mesmo tendo sido eleito vereador no ano passado

Prefeito Hélio tomou posse no dia 29 de abril, ladeado pelo presidente da câmara Chacal, e vice-governador Barbosinha (foto: Jandaia Caetano/Tv Sobrinho)

O prefeito Hélio poderá ficar sem mandato. Isto porque após a vitória para o Legislativo – foi o vereador mais votado – assumiu a presidência da câmara e, na sequência, o município interinamente. Em abril, venceu as eleições suplementares (clique aqui e veja). Para isto, saiu da função de vereador e foi substituído pelo primeiro suplente Joãozinho Quadros (PSDB).

Heliomar derrotou o PSDB em outubro, mas em abril houve uma união dos dois grupos, com a indicação do seu vice, Alfredo Soares (MDB), para a vice de Hélio Acosta. Ou seja, se mudar o prefeito, o vice deve permanecer o mesmo e poderá ter a inusitada situação de ser diplomado para a função três vezes em menos de um ano.

Em 2024, Heliomar foi eleito pela chapa Experiência para Voltar o Progresso a Paranhos, quando venceu o prefeito que buscava a reeleição, Donizete Viaro (PSDB). A chapa era formada pelo MDB e a federação PT/PCdoB/PV.

Entramos em contato com o atual prefeito e, por mensagem, ele afirmou que assim que chegasse na cidade retornaria a nossa reportagem. Não conseguimos contato com o presidente da Câmara Municipal de Paranhos, Claudenir Chacal (PP).

As festividades do aniversário 38 de Paranhos foram anunciadas pela administração atual para o próximo mês, entre 06 e 17 de novembro (clique aqui e veja).

Obs¹. Editamos às 13h41, citando no primeiro parágrafo “reviravolta no STF”, antes estava “reviravolta no TSE”. O mesmo no título.

Obs². A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.

Artigo anteriorJaporã inaugura Sala Lilás e prefeito anuncia construção de delegacia e quer delegado para o município
Próximo artigoJovem é atingido por viatura da PM em Toledo e segue em estado grave na UTI

4 COMENTÁRIOS

  1. Tomara a Deus que ele assume logo , por que paranhos precisa dele
    Heliomar que levantou Paranhos era um bom prefeito, vai fazer um limpo aí

  2. Agente sério isso pela amor ne tenha paciência duas vezes ele eleito e não assumiu e agora essa palhaçada o elho acosta ganhou nas urnas a candidatura dele foi aceita pelo tribunal de justiça e agora essa palhaçada se tinha chance desse homen entrar porq fazer uma nova eleição o povo de paranhos e tachado como palhaço só pode e o dono do circo esse senhor elhor mar

  3. Axo injusto tudo oque está acontecendo ,pois hélio acosta está fazendo um excelente trabalho,aí vem o heliomar outras vez tirar a paz,a vez dele já foi já passou agora deixa o hélio acosta mostrar serviço está trabalhando muito bem ,a justiça está cada vez mais falha ,,,melhor liberar o Bolsonaro ele também é inocente está com o passado limpo 🫧…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui