
Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
Uma reviravolta no STF (Superior Tribunal Federal) deve colocar o prefeito eleito nas eleições de 2024, Heliomar Klabunde (MDB), novamente no comando da prefeitura de Paranhos. Caso se concretize, deve ser o terceiro mandato de Heliomar, de 65 anos.
A Justiça Eleitoral considerou Heliomar inelegível até 13 de abril deste ano devido a uma dívida com o TCU (Tribunal de Contas da União) após aplicação de recursos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e não permitiu sua posse e lançou nova eleição em Paranhos, em abril, vencida pelo prefeito interino, que havia sido eleito presidente da câmara, Hélio Acosta (PSDB).
A defesa de Heliomar recorreu ao STF (Superior Tribunal Federal) e o voto do relator Edson Fachin foi de manter a punição, mas o ministro André Mendonça divergiu, acatando a defesa que indicava que houve prescrição da punição aplicada pelo TCU. A divergência de Mendonça foi seguida por Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Nunes Marques.
Entramos em contato com Heliomar. Ele disse que
“segundo a minha advogada de 10 a 15 dias vai o processo de publicar a decisão no STF e comunicar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Está tudo certo”, comentou o vitorioso nas eleições de 2024.
Perguntado se, em caso da posse, se haverá mudanças no secretariado, Heliomar foi enfático: “Não vou falar nada, pro enquanto”.
A nossa reportagem apurou que “será natural mudanças no secretariado”, de um político da cidade que pediu anonimato e que conversou com Klabunde nesta semana.
Prefeito Hélio poderá ficar sem mandato, mesmo tendo sido eleito vereador no ano passado

O prefeito Hélio poderá ficar sem mandato. Isto porque após a vitória para o Legislativo – foi o vereador mais votado – assumiu a presidência da câmara e, na sequência, o município interinamente. Em abril, venceu as eleições suplementares (clique aqui e veja). Para isto, saiu da função de vereador e foi substituído pelo primeiro suplente Joãozinho Quadros (PSDB).
Heliomar derrotou o PSDB em outubro, mas em abril houve uma união dos dois grupos, com a indicação do seu vice, Alfredo Soares (MDB), para a vice de Hélio Acosta. Ou seja, se mudar o prefeito, o vice deve permanecer o mesmo e poderá ter a inusitada situação de ser diplomado para a função três vezes em menos de um ano.
Em 2024, Heliomar foi eleito pela chapa Experiência para Voltar o Progresso a Paranhos, quando venceu o prefeito que buscava a reeleição, Donizete Viaro (PSDB). A chapa era formada pelo MDB e a federação PT/PCdoB/PV.
Entramos em contato com o atual prefeito e, por mensagem, ele afirmou que assim que chegasse na cidade retornaria a nossa reportagem. Não conseguimos contato com o presidente da Câmara Municipal de Paranhos, Claudenir Chacal (PP).
Obs¹. Editamos às 13h41, citando no primeiro parágrafo “reviravolta no STF”, antes estava “reviravolta no TSE”. O mesmo no título.
Obs². A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.
*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.




Tomara a Deus que ele assume logo , por que paranhos precisa dele
Heliomar que levantou Paranhos era um bom prefeito, vai fazer um limpo aí
Agente sério isso pela amor ne tenha paciência duas vezes ele eleito e não assumiu e agora essa palhaçada o elho acosta ganhou nas urnas a candidatura dele foi aceita pelo tribunal de justiça e agora essa palhaçada se tinha chance desse homen entrar porq fazer uma nova eleição o povo de paranhos e tachado como palhaço só pode e o dono do circo esse senhor elhor mar
Que situação 😔
Axo injusto tudo oque está acontecendo ,pois hélio acosta está fazendo um excelente trabalho,aí vem o heliomar outras vez tirar a paz,a vez dele já foi já passou agora deixa o hélio acosta mostrar serviço está trabalhando muito bem ,a justiça está cada vez mais falha ,,,melhor liberar o Bolsonaro ele também é inocente está com o passado limpo 🫧…