Município foi o único do Cone Sul que ficou entre os 10; foram quase 100 espécies catalogadas
Carina Yano/Tv Sobrinho –
No último sábado (11), aconteceu um evento mundial chamado Global Big Day – este dia é dedicado para realizar o avistamento e a catalogacao de aves.
Em Mundo Novo, a equipe Garça Moura, conseguiu catalogar quase 100 espécies. A equipe é constituída pelo diretor de Turismo, Roferson Lisboa, pelos fotógrafos Wagner Assumpção e Celso Renero, pela repórter da Tv Sobrinho Carina Yano e pela estudante de Biologia da UEMS, Ladjara Rayane.
Os registros foram feitos na Estrada do Cascalho, na Prainha, no Porto Isabel, na área de varjão do plantio de arroz – próximo ao Porto, e na área da Colônia Nova, na Fazenda São Pedro.
Um resultado prévio, mostrou que Mundo Novo ficou no top 10 dos municípios do Mato Grosso do Sul na identificação e catalogação das espécies. O município foi o único do Cone Sul que ficou entre os 10.
Confira a colocação dentro do estado:
- Aquidauana;
- Miranda;
- Jateí;
- Bonito;
- Campo Grande;
- Dourados;
- Aparecida do Taboado;
- Ribas do Rio Pardo;
- Mundo Novo;
- Três Lagoas.
“Madrugamos passarinhando né. Aqui, se você quiser passarinhar, tem muitas espécies. Ao ligarmos o aplicativo, explodiu de tantas espécies de pássaros. Além da questão do turismo náutico, também tem o `bird watching`, que é a arte de passarinhar, que na nossa região é muito rica”, disse Roferson.
A experiencia foi possível através dos aplicativos Merlin e o e-Bird. O Merlin consegue fazer a identificação da ave através do rastreamento dos sons. Já o e-Bird, consegue fazer a catalogação das espécies, formando listas para serem enviadas depois.
“Foi uma experiência bacana, acabou superando a expectativa. Conseguimos avistar, no meu caso, em torno de 40 espécies de pássaros – entre avistamento e gravação de cantos. Destaque especial de uma marreca que eu fotografei, que é a pata de crista. Fiquei sabendo depois que ela é uma exemplar bem rara, bem difícil de ser localizada. Alguns avistadores de pássaros com uma vasta experiência, nunca conseguiram avistar”, citou Wagner.
Estas ações tem um potencial de incentivar a conexão do ser humano com a natureza, fomentando inclusive, um estilo de vida mais saudável. Vários estudos recentes apontam inúmeros benefícios para a saúde mental e física através dessa aproximação com a natureza. Melhoras no humor, parte cognitiva, criatividade e ainda reduz sintomas de ansiedade e depressão.
“As vezes a gente mora na cidade e não conhece a quantidade, a riqueza que a gente tem aqui no nosso quintal. Fui apenas na parte da manhã e mesmo assim e consegui identificar 56 espécies de aves, através do aplicativo – que deixei ligado o tempo inteiro -, então foi muito bacana. Eu recomendo a todos essa experiência”, declarou Celso.
A aluna do segundo ano de Ciências Biológicas da UEMS, Ladjara Rayane, informou que mesmo após o Big Day, caso as pessoas tenham interesse, ainda pode continuar fazendo a catalogação.
“Nunca imaginei que alguns pássaros que víamos somente na internet ou pelos livros, fazeria parte da nossa biodiversidade. Obviamente ano que vem quero participar novamente, foi uma experiencia com muito aprendizado. Fica o convite para vocês continuarem catalogando durante o ano, para ter o controle desses animais na nossa cidade, para abrir novas portas, para novas pesquisas..”, disse Ladjara.
A Fundtur (Fundacao de Turismo do Mato Grosso do Sul), deve publicar o resultado oficial dos registros nos próximos dias.
Próximos passos

Após saldo positivo em Mundo Novo, o departamento de Turismo do município deve organizar eventos para reunir as escolas, a UEMS, secretaria de Meio Ambiente e comunidade no geral, para incentivar essas práticas.
Segundo o diretor de Turismo, Roferson Lisboa, com estes resultados existe uma grande possibilidade de Mundo Novo entrar no mapa do turismo de avistamento de aves. Mato Grosso do Sul também é um dos 10 destaques dentro dessa categoria.
Roferson também citou que futuramente o município deverá ter um curso de Guia de Observação de Aves. Em Aquidauana, município que ficou em primeiro lugar na catalogação de aves, possui este curso.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.
*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.