
Marca foi atingida na sexta-feira (15), segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
A onda de calor pelo país levou o consumo brasileiro de energia a bater recorde na sexta-feira (15), informou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). No mesmo dia, também houve recorde na demanda instantânea por eletricidade.
Segundo o operador, o consumo de energia do país chegou a 91.339 MW (megawatts) médios, superando os 90.596 MW médios registrados em 17 de novembro de 2023, também em meio a uma onda de calor pelo país.
Já a demanda instantânea bateu 102.478 MW às 14h37 de sexta. O recorde anterior era de 101.860 MW, verificado no dia 7 de fevereiro de 2024, disse o operador.
A previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias levou o ONS a prever alta de 5,7% no consumo de energia do país para a próxima semana, na comparação com o mesmo período de 2023. O maior crescimento é estimado para o Nordeste, com 8,8%, seguido pelo Norte (8,5%).
As projeções de crescimento para o Sudeste/Centro-Oeste e para o Sul são de 5,8% e 1,5%, respectivamente.
A onda de calor elevou a procura por aparelhos de ar-condicionado esta semana, quando o comércio promoveu o dia do consumidor, na última sexta-feira.
A data ganhou o apelido de “Black Friday do primeiro semestre” e, tal como acontece com a “irmã” do mês de novembro, consumidores se agitam para fisgar os melhores preços –e de olho em produtos para aliviar o desconforto provocado pelas elevadas temperaturas.
De acordo com levantamento do Buscapé, aparelhos de ar-condicionado saltaram da quarta para a segunda posição entre as categorias mais visadas pelos brasileiros entre 2023 e 2024. Ventiladores e circuladores, na mesma base de comparação, foram da 14ª para a 8ª posição.
Fonte: Nicola Pamplona/Folha de São Paulo


