Padre de Japorã veio da Indonésia e é apaixonado por futebol: “Viva colorado, não rebaixou”

0
51

Conheça um pouco da história do padre Tiago no Brasil

Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –

O padre ‘Tiago’ Jacobus Orgirwalu, veio da Indonésia para o Brasil em 2005, mesmo ano da sua ordenação presbiterial. Já apaixonado por futebol em seu país, ele chegou ao Brasil e, em seguida, o Internacional, de Porto Alegre, venceu a Copa Libertadores de 2006.

Ele rapidamente se identificou com o clube, que tem as mesmas cores que a bandeira de seu país. Ele conta que tinha uma vasta cabeleira e prometeu cortar assim que o Brasil ganhasse a Copa do Mundo. Com tantas derrotas seguidas, desistiu e cortou o cabelo antes. Em matéria sobre obra do Trevo da Santa (clique e veja aqui) ele chegou com a camisa colorada e feliz da vida com a escapada do Inter do rebaixamento na última rodada do Brasileirão.

Em 2023, padre Tiago (não é nome de nascimento) chamou atenção da Tv Sobrinho ao torcer de forma efusiva a beira do campo – a Tv Sobrinho transmitiu o Regional de Futebol de Japorã -, inclusive, reclamando da arbitragem em alto tom.

Jacobus conta história que em Rio Azul (Pr) ele reclamava com a arbitragem em uma final regional e foi ameaçado por um torcedor do time da cidade rival, sem saber do seu sacerdócio. Rapidamente, os torcedores de Rio Azul disseram:

“Vem aqui encostar no nosso padre pra ver”, conta, as gargalhadas.

No Brasil serviu a paróquias de Corbélia (Pr), Dourados (MS), Rio Azul (Pr), Amambai (MS), Curitiba (Pr) e Japorã, onde chegou em 15 de julho de 2023, para substituir o primeiro pároco (paróquia criada em 2019), Maurimus Dominggus, falecido em junho de 2022.

Padre Tiago tem 51 anos e pertence a Congregação do Verbo Divino (SVD), uma ordem religiosa católica masculina fundada por Santo Arnaldo Janssen em 1875, na Holanda. A Indonésia foi colonizada pela Holanda e se tornou independente em 1945. O país fala indonésio, com adaptações do holandês. Conta com aproximadamente 280 milhões de pessoas – o Brasil está com 213 milhões – e a maioria da população é muçulmana. Ele pode voltar ao seu país a cada três anos, o que deve ocorrer novamente em 2026.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar. Não é obrigatório, mas escrever o seu nome e a cidade enriquece a interação. 

*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.

👉 Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria

Artigo anteriorEntrega de presentes natalinos em Japorã
Próximo artigoDOF recupera veículo e apreende mais de 1 tonelada de maconha em Dourados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui