Heliomar reabre prefeitura de Paranhos nesta segunda-feira, com novo secretariado e diminuição de 11 para oito secretarias

0
449

Com reforma administrativa, participação feminina no 1º escalão cresce de 36% para 50%; Heliomar aponta culpado de processo conturbado

Entrevista completa com prefeito Heliomar veiculada originalmente no Jornal Fala Sério, da última quarta-feira (5) 

Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –

O prefeito Heliomar Klabunbe (MDB) tomou posse na última terça-feira (4), na Câmara Municipal de Paranhos, e anunciou o fechamento do Paço Municipal até a última sexta-feira, para concluir a organização de uma nova equipe e uma reforma administrativa.

Dos 11 secretários anteriores, apenas dois continuam: Valdecir Morais (Obras) e Denilson Rafaigne (Esporte). Outro ponto que chamou atenção foi a reforma administrativa, que deve ser enviada à Câmara nesta segunda-feira (10).

Heliomar e Alfredo, vencedores em 2024: 3 anos e dois meses de mandato (foto: Jandaia Caetano/Tv Sobrinho)

A secretaria de Governo deve ser extinta e substituída por um Chefe de Gabinete, Odair Ribeiro. Outras duas devem ser incorporadas. A de Meio Ambiente na de Obras e a de Planejamento na de Administração.

Com a reforma haverá o aumento da porcentagem de mulheres no primeiro escalão, saltando de 36% para 50%. As quatro secretarias, que já eram administradas por mulheres, agora contam com novas gestoras: Cleonice Lima (Educação), Marcilene Vieira (Finanças), Patrícia Sander (Saúde) e Neftlai Klabunde (Ação Social).

Presidente da Câmara, Claudenir Chacal (PP), deu posse a Heliomar e deve receber reforma administrativa para votação (foto: Jandaia Caetano/Tv Sobrinho)

O primeiro escalão ainda é formado Alair Rosseti (Desenvolvimento Econômico) e Robson Rambo (Administração). Mudanças nos demais escalões também já começaram. Heliomar é conhecido como um prefeito de ‘choque de gestão’, já evidenciado nos seus primeiros dias.

Na terça-feira, o prefeito Heliomar chegou a anunciar Sandra Curaçá como secretária de Educação, mas houve mudança e no Diário Oficial da última sexta-feira foi anunciado a professora Cleonice.

Heliomar elogia Hélio Acosta e aponta culpado por não ter assumido em 1º de janeiro

Heliomar e a primeira dama Neftali, secretária municipal de Ação Social (foto: Jandaia Caetano/Tv Sobrinho)

O prefeito Heliomar elogiou a condução de Hélio Acosta, eleito em abril após eleição suplementar (clique e veja), nos dez primeiros meses do ano.

“A gente estava junto, a eleição foi com os dois grupos. Pra mim foi ótimo, eu assim, que nenhum prefeito, que me sucedeu depois, fez o que ele fez em dez meses. É surpreendente. Está de parabéns, cuidou bem do nosso município. O dinheiro foi bem investido”, comentou Heliomar.

Ele também apontou um deputado federal eleito no estado como culpado por não ter tomado posse em 1º de janeiro. Heliomar não quis citar o nome, mas disse que o deputado visitou o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Floriano de Azevedo Marques, que havia autorizado a candidatura dele em decisão monocrática, contrariando o juiz eleitoral Diogo de Freitas.

Prefeito de Tacuru e presidente do Consórcio Conusul, Rogério Torquetti (de boné), prestigiou posse (foto: Jandaia Caetano/Tv Sobrinho)

Após a suposta visita, o ministro relator mudou de opinião e em decisão colegiada (7 ministros) votou pela impugnação da sua candidatura, mesmo ele já tendo sido diplomado, no dia 12 de dezembro. O único que divergiu foi André Mendonça, o mesmo que divergiu do relator Edson Fachin no Superior Tribunal Federal (STF) sobre a impugnação e, desta vez, foi acompanhado pelos demais, em vitória de Heliomar por 4×1 (clique aqui e veja).

Por ser última instância, prevaleceu a decisão do STF, que considerou a prescrição da pena por irregularidades na aplicação de recursos do antigo Peti (Programa de Erradicação e Trabalho Infantil), no valor de R$ 77,7 mil; em ação do Tribunal de Contas da União (TCU). Heliomar havia sido prefeito entre 1997 e 2004 e assumiu seu terceiro mandato.

Veja mais imagens na nossa Galeria de Fotos do Facebook (clique aqui)

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar. Não é obrigatório, mas escrever o seu nome e a cidade enriquece a interação. 

*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.

Artigo anteriorAção do Novembro Azul em Mundo Novo neste sábado (8), atendeu mais de 100 homens
Próximo artigoAtlético Santista vence DAC nos pênaltis e conquista Festival de Futebol Feminino Sub-15

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui