TRE se precipitou e marcou nova eleição antes de resultado do STF, com clara intenção de adivinhar o resultado e não permitir a participação de Heliomar no pleito de abril
Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
Acatando ofício do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, o presidente da Câmara Municipal de Paranhos, Claudenir Chacal (PP), marcou para esta terça-feira (04), às 19h, a posse do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), na câmara local.
Chacal já informou aos vereadores e solicitou a presença dos mesmos para empossar Heliomar, que pela terceira vez, assume a prefeitura de Paranhos. A posse é envolta de polêmicas, porque a Justiça Eleitoral apontou ilegibilidade de Heliomar até abril deste ano, impedindo a sua posse, mesmo depois de diplomado em 12 de dezembro do ano passado.

Para completar a situação, o TRE marcou eleição suplementar para 06 de abril, já que Heliomar era considerado inelegível por ele até o dia 13 de abril. O problema é que Heliomar recorreu ao STF e mesmo sem julgamento na instância superior – provavelmente para evitar um imbróglio jurídico que pudesse permitir a participação de Heliomar no pleito.
A precipitação do TRE, que quis adivinhar o resultado no Superior Tribunal Federal (STF), resultou que Paranhos tenha dois prefeitos eleitos para um mandato até 31 de dezembro de 2028. A sentença do STF é a que prepondera e Heliomar toma posse amanhã.

Hélio Acosta (PSDB), atual prefeito, sentiu o gosto de ser prefeito por 11 meses, três como interino e oito eleito, mas acabou perdendo o seu mandato de vereador. Ele havia sido o mais votado em 2024 e foi eleito presidente da câmara em 1º de janeiro. Assumiu o município interinamente e depois como eleito. Com a renúncia do cargo de vereador para assumir como prefeito eleito, ele perdeu o direito de voltar à câmara, ou seja, ficará sem cargo.
O processo estranho, que chamou atenção de todo o estado, termina com a Justiça Eleitoral como a grande vilã. O STF acatou a defesa de Heliomar que rejeição de contas prescrita não gera inelegibilidade.

Obs . A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar (coloque seu nome, se quiser).
*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.
* Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria.
			



