Maioria dos brasileiros acredita que a Inteligência Artificial pode tomar decisões melhores que humanos

0
12
Freepik

Pesquisa da Nexus mostra que 51% da população confia na capacidade da IA, especialmente entre jovens e pessoas com maior renda; 63% já usaram a tecnologia no dia a dia

Brasil 61/Amanda Canellas –

As ferramentas de Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Um levantamento da Nexus aponta que 51% da população acredita que a IA é capaz de tomar decisões melhores que um ser humano em determinadas situações.

Apesar disso, 45% ainda confiam mais no julgamento humano, enquanto 4% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

O estudo também mostra que 63% dos brasileiros já utilizaram algum recurso de IA, e 30% recorreram à tecnologia para compreender temas complexos, como política, economia e ciências.

Os dados da pesquisa

Confira abaixo os principais dados levantados pela Nexus:

Dos que acreditam na capacidade de decisão de uma IA:

  • 64% são jovens de 18 a 30 anos, a geração Z;
    • 56% são brasileiros com ensino médio completo;
    • 55% recebem mais de cinco salários-mínimos;
    • 53% são moradores do Norte e Centro-Oeste.

Dentre os que não veem as ferramentas de IA com essa capacidade:

  • 57% dos mais enfáticos são maiores de 60 anos;
    • 51% são brasileiros com ensino fundamental completo;
    • 49% são moradores do Nordeste.

Sobre o uso da ferramenta:

  • 45% da população brasileira utiliza IA ao menos uma vez no mês;
    • 16% usam essas ferramentas todos os dias;
    • 20% usam algumas vezes por semana.

Sobre a influência desse tipo de tecnologia no dia a dia:

  • 37% dos brasileiros tiveram uma decisão de compra influenciada pela IA;
    • 46% são jovens da geração Z;
    • 45% ganham acima de cinco salários-mínimos;
    • 44% possuem ensino superior;
    • 42% são moradores do Nordeste.

Sobre a forma como é utilizada a ferramenta:

  • 48% dos brasileiros usam para buscar informações gerais;
    • 45% usam para estudar ou aprender algo novo;
    • 41% utilizam para criar conteúdo;
    • 39% usam para lazer e entretenimento;
    • 38% usam para ajudar em questões de saúde.

As informações podem ser consultadas no site da Nexus.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorMAC vence Comercial na despedida em casa pela Série B Estadual
Próximo artigoAutoridades de Mundo Novo prestigiam inauguração da primeira etapa do Hospital Regional de Dourados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui